Igreja Evangélica
TronoDeGloria.com



PERÍODO DA GRAÇA


A salvação é pela graça, é um dom gratuito de Deus.


A palavra graça aparece na Bíblia 207 vezes, (213 - 6 citações da palavra desgraça que veio junto na pesquisa). Graça, é citada uma média de 4 vezes para cada um dos 48 livros onde aparece, do total de 66, com os seguintes significados:


1 – bondade, benignidade, mercê, favor, compaixão, honra, benefício, dádiva, dom, auxílio, obséquio, bênção, misericórdia, amor, presente imerecido, formosura, beleza, elegância, encantamento, sabedoria, louvor, adoração, agradecimento;


2 - período da oração relativo ao agradecimento pela misericórdia de Deus, podendo ser no início ou no final da oração, melhor que seja nos dois. Exemplo: Senhor te damos graça pela tua bondade;


3 – período de tempo compreendido entre o momento em que Jesus sobe ao céu, após a sua ressureição e o momento em que acontece o arrebatamento da Igreja. (1Ts 4:13-18) Este é o momento de ouro em toda a história da humanidade para os homens se salvarem da ira vindoura.


Verdade seja dita, a palavra graça na Bíblia, ganha uma série de conotações, com variadas significações, havendo casos que não há sinônimo em nossa língua, embora, seja sobremodo rica em nuances.


Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Jo 1:17... favor imerecido, salvação.


Mas cremos que somos salvos pela graça do Senhor Jesus, do mesmo modo que eles também. Atos 15:11... amor incomensurável de Deus pelo homem.


Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, Ro 3:24


Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; Ef 2:8


Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, Tt 2:11


Para que, sendo justificados pela sua graça, fôssemos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. Tt 3:7


Desta salvação inquiririam e indagaram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que para vós era destinada, 1Pe 1:10


Alguns profetas do Antigo Testamento sabiam que a graça de Deus haveria de se manifestar pela morte de Jesus, o Filho de Deus, nos últimos dias. Eu conto nos dedos das minhas mãos os anos que faltam para o período da graça se encerrar. Quem tem sabedoria que entenda.


A graça de Deus, na Bíblia, começa no livro de Gênesis e termina no livro de Apocalipse.


Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor. Gn 6:8


Noé alcançou misericórdia, encontrou o favor de Deus.


Quando Deus me fez sair errante da casa de meu pai, eu lhe disse a ela: Esta é a graça que me farás: em todo lugar aonde formos, dize de mim: Ele é meu irmão. Gn 20:13... Favor, bondade.


A grande maioria das citações da palavra graça na Bíblia, fazem referência a encontrar o favor imerecido de Deus ou de alguém, e dizem algo semelhante a isto:


Senhor, se agora achei graça aos teus olhos. Êx 34:9


4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5 estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), 6 e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, 7 para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; 9 não vem das obras, para que ninguém se glorie (Efésios 2:4-9)


Resumindo, podemos afirmar que a graça é a manifestação do amor sem medida da parte de Deus pelo pecador. Mas é muito mais que isto. É tudo que dissemos e bem mais ainda.


Este é o melhor momento para abraçarmos a graça de Deus, presente maravilhoso do nosso Pai Eterno. Aceite o Filho Dele, Jesus, e tenha vida eterna.


Pr. Dr. Otacílio Mota




www.TronoDeGloria.com - 2024 - Todos os direitos autorais reservados